domingo, 25 de abril de 2010

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O CORPO FALA

Realizamos um trabalho a respeito do livro o Corpo Fala, onde cada capítulo o grupo apresentou de uma maneira criativa, por isso vou colocar aqui um resumo do livro que é muito legal e vale a pena ser lido

Um resumo bem resumido mesmo RS
livro “O Corpo Fala”, de Pierre Weil e Roland Tompakow, procura mostrar a linguagem manifestada pelo corpo, nos diversos tipos de relacionamentos humanos que temos ao longo de nossas vidas.
Os autores usam a esfinge, como referência para “traduzir” a linguagem corporal. Colocam as três partes da esfinge para mostrar como é dividido o homem: o boi, seria a referência para os instintos (ou desejos); o leão, refere-se aos sentimentos e, a águia estaria ligada aos pensamentos (ou consciência).
O homem somente conseguirá o equilíbrio, quando dominar os “três animais” dentro de si e nada acontece na vida sem que este equilíbrio se estabeleça.
A mesma coisa acontece com os relacionamentos interpessoais: se não existir uma atração de águia para águia, de boi para boi e de leão para leão, o relacionamento poderá ser incompleto.
Mesmo no dia-a-dia, podemos ver estes sinais com que as pessoas passam seus sentimentos em relação a nós e aos outros. O corpo diz, em uma linguagem não verbal se está havendo o feedback, ou seja, boa receptividade na forma como estamos tentando nos comunicar.
A forma como as pessoas se comportam, como colocam os membros em nossa direção ou em direção oposta pode nos dizer sobre seu interesse em que continuemos nossa comunicação, nossa interlocução ou não.
Para nós, jornalistas essa linguagem pode ser muito importante. Afinal, temos que ser observadores diferenciados dos acontecimentos e das pessoas. Temos que estar sempre atentos se nosso interlocutor está mentindo, sendo sincero, desviando o olhar, nervoso, enfim o corpo pode denunciar muitas coisas que podem ser importantes para fazermos bem nosso trabalho.

CULTURA



Na Ultima aula discutimos o texto sobre cultura cuja Bibliografia é LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 11ª ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.

É um texto muito interessante, pois discute a cultura dos povos, a diferença de um povo para outro esta na cultura, em algumas culturas algumas coisas são restritas apenas a homens ou a mulheres. E o mais importante é que cultura não se nasce com ela, ela se cria, por exemplo se uma criança brasileira for criada desde a infância na França ela adquirira cultura francesa.
Vale a pensa ser lido o texto, porque somos acostumados a julgar a cultura dos outros alegando que a nossa é melhor, com a leitura do texto compreendemos que não existe cultura melhor ou pior, apenas culturas diferentes.

MENSAGEM SUBLIMINAR



Na ultima aula o professor andré, nos ensinou um pouco sobre a leitura da mensagem subliminar, que é uma mensagem lida pelo nosso sub consciente, mas não é uma mensagem capaz de nos levar a matar, fazer crianças praticarem sexo como muitos acreditam por ai, é uma mensagem que pode ser muito utilizada na propaganda, como nas de bebidas alcoólicas que quase sempre em suas imagens possui uma mensagem subliminar sensual, onde olhadas direito sempre aparece uma mulher sensual, ou o órgão genital masculino ou feminino. A mensagem subliminar nunca é captada diretamente pelos sentidos humanos.